Linux Para Iniciantes...

Sempre gostei deste sistema apesar de suas limitações impostas pelo mercado ( a maioria dos programas ainda são desenvolvidos para Windows), então testei muitas distribuições em busca da mais adequada para um usuário iniciante. Existe duas ramificações do sistema que devem ser levadas em consideração devido ao seus pacotes de instalação (equivalentes a programas do Windows - EXE).
Derivado do RedHat e portanto utilizando pacotes .rpm podemos citar o Fedora, OpeSuse e o Mandriva One, uma versão gratuíta do Mandriva como demonstração, porém com quase todos os recursos principais, com sistema gráfico KDE é bem atrativa com relação ao visual do Desktop.
A distribuição africana Ubuntu é cada vez mais popular, é baseada em Debian e utiliza pacotes .deb, com gerenciador gráfico Gnome que facilita muito a customização da Área de Trabalho.
Mais dentre muitos testes eis que surge uma distribuição desconhecida no Brasil e com uma história peculiar que tomou minhas atenções. Trata-se da distribuição YLMF que foi desenvolvida na China devido à pressão exercida pelo governo com a fiscalização de empresas em busca de sistemas sem registro (Windows XP). Isto gerou dois problemas sanados pelo sistema, as empresas era caro comprar licensas para cada computador e migrar para o Linux que é gratuito rapidamente sem treimento para os funcionários seria catastrófico. Então foi desenvolvido uma distribuição gratuita, baseada em Debian mas com a aparência o mais próxima possível do Windows XP, dispensando o treinamento específico dos funcionários. Além disso já vem com aplicativos que geram uma compatibilidade parcial com programas do XP, ou seja, muitos aplicativos do Windows rodam nesta distribuição com boa qualidade gráfica.
Finalmente concluí que a distribuição mais adequada a um usuário iniciante é sem dúvidas a YLMF 3.0, tem suporte tradução para português e a compatibilidade com EXE previamente configurada o torna muito atrativo, consegui até mesmo instalar e rodar o Word e o Excel 2007 e o Photoshop CS5 por exemplo...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.